Minicurso

MINICURSO 1

O PAPEL DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO EM ANTÔNIO GRAMSCI

Prof.ª Ms. Jórissa Danilla Aguiar

Problematizar o papel da escola e da educação na obra do italiano Antônio Gramsci, para examinar as concepções de hegemonia e cultura e salientar a dimensão política da educação. A hegemonia tem como apoio principal a cultura. A escola é um dos aparelhos de formação cultural para a consolidação da hegemonia, com perspectivas de formação crítica. Partindo da análise da formação social italiana, entende que a luta por novas relações de hegemonia implica ativar os mecanismos de educação a fim de difundir o saber das classes subalternas de modo independente e autônomo, ou seja, definindo novos parâmetros de cultura fundada na experiência popular, meio eficaz de formação de uma consciência crítica.

Público-alvo: Estudantes, integrantes de movimentos sociais e interessados em geral.

Quantidade de participantes: 30.

Horário: (06/12/2016 - MANHÃ: 07:00 - 11:30)

MINICURSO 2

EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: FAZERES E SABERES DA DOCÊNCIA

Prof.ª Ms. Márcia Gomes dos Santos Silva

Este minicurso tem por objetivo discutir algumas possibilidades e desafios para pensar a Educação Infantil do Campo, proporcionando reflexões sobre quais os saberes necessários aos professores e quais pressupostos epistemológicos orientam os fazeres na Educação Infantil do Campo.

Público-alvo: Alunos da graduação, professores de Educação Infantil, coordenadores pedagógicos e profissionais da área de Educação.

Quantidade de participantes: 30.

Horário: (06/12/2016 - MANHÃ: 07:00 - 11:30)

MINICURSO 3

LÚDICO: PERSPECTIVAS PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof.ª Ms. Débora Regina Fernandes Benício

Graduanda Khomar Tander´s de Oliveira

Graduanda Raísa Queiroga Barreto

Este minicurso apresenta a professores e licenciandos propostas de trabalho pedagógico envolvendo o lúdico na Educação Infantil, pois os jogos e as brincadeiras podem propiciar um ambiente escolar mais agradável, uma vez que por meio destes desses procedimentos didáticos as crianças desenvolvem saberes, resolvem situações de conflito, experimentam diversas sensações e sentimentos, aprendem a conviver e a trabalhar em grupo. Considerando relevante a discussão sobre o brincar para as crianças menores, foram traçados os seguintes objetivos: refletir sobre a importância de jogos e brincadeiras para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos de idade; reconhecer os jogos e as brincadeiras como ferramentas de trabalho que favorecem uma melhor aprendizagem para as crianças; aplicar jogos e brincadeiras voltados para a educação infantil; refletir sobre a prática docente, renovar e ampliar as estratégias de ensino utilizadas pelos educadores na prática educativa de jogos e brincadeiras.

Público-alvo: preferencialmente estudantes de licenciatura e professores da rede regular de ensino (Educação Infantil).

Quantidade de participantes: 30.

Horário: (06/12/2016 - MANHÃ: 07:00 - 11:30)

MINICURSO 4

O TANGRAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof. Dr. Vital Araújo Barbosa de Oliveira

O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. As sete peças formam um quadrado. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da Sabedoria". Atualmente o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores de pedagogia para facilitar o ensino da linguagem e da matemática. O manuseio de objetos é uma das primeiras atividades que a criança realiza ao ter contato com o seu meio. E neste processo, habilidades motoras vão se estabelecendo, estimulando a atenção da criança. Entretanto, ao brincar, as crianças simultaneamente manipulam objetos e desenvolvem a linguagem ao falar com outras crianças e/ou consigo mesmo. Assim, a partir de atividades envolvendo o Tangram, esperamos atingir os seguintes objetivos: Estimular o raciocínio e a visão espacial; Mostrar que a matemática pode ser divertida; Classificar, selecionar e mover as peças que compõe o quebra-cabeça; Explorar e identificar propriedades geométricas; Familiarizar os alunos com figuras básicas da geometria e Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas.

Público-alvo: Alunos do Departamento de Educação.

Quantidade de participantes: 15.

Horários: (07/12/2016 -NOITE:18:30 - 21:30)

MINICURSO 5

O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS

Prof.ª Dr.ª Regina Celly Nogueira da Silva

Prof.ª Ms. Michele Kelly Moraes Santos

O Minicurso visa discutir como a geografia vem sendo ensinada nas series iniciais na atualidade e as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano da sala de aula. Busca ainda sugerir caminhos para a construção da noção de espaço na criança através de novas metodologias de ensino aprendizagem.

Público-alvo: Professores da Rede Pública Municipal e Estadual e Alunos dos Cursos de Pedagogia e Geografia.

Quantidade de participantes: 30.

Horários: (05/12/2016 -NOITE:18:30 - 21:30)

MINICURSO 6

ESTUDOS BIOGRÁFICOS E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FEMININA NA PARAÍBA

Prof.ª Ms. Márcia Cristiane Ferreira Mendes

Buscamos refletir sobre a importância da biografia para a compreensão da história da educação feminina no século XX na Paraíba, pois enfatizaremos as contribuições destas educadoras na construção da escola democrática. Neste sentido, a biografia possibilitou uma interpretação da História, através do entendimento dos alargamentos das fontes documentais (escrito, imagens, orais) descritos pelo Movimento da Nova História Cultural.

Público-alvo: Professores de Educação Básica, Estudantes de Graduação e outros.

Quantidade de participantes: 30.

Horário: (06/12/2016 - MANHÃ: 07:00 - 11:30)

MINICURSO 7

REPENSANDO O SER MILITANTE A PARTIR DE UMA VISÃO HOLÍSTICA E A FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL

Prof.ª Ms. Luciana Silva do Nascimento

O minicurso pretende refletir sobre a multidimensionalidade do ser humano numa visão holística como base para promover novas configurações formativas e de pesquisa no âmbito da educação formal e não formal. Nesse sentido, objetiva também debater sobre o papel da universidade na formação junto aos militantes dos movimentos sociais populares e sobre as metodologias utilizadas.

Público-alvo: Estudantes da graduação com participação nos movimentos sociais e demais interessados.

Quantidade de participantes: 15.

Horários: (05/12/2016 -NOITE:18:30 - 21:30)


MINICURSO 8

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE- CONEXÕES ENTRE BOURDIEU, BAUMAN E RANCIÈRE

Profa. Ms. Ana Paula Buzetto Bonneau

Prof; Ms. Jonece Maria Beltrame

Prof. Dr. Cristiano Bonneau

O diálogo entre os pensadores de nosso tempo é uma oportunidade de buscarmos compreender o significado da pós-modernidade. Três grandes mestres são fundamentais nesta empreitada. Bourdieu em sua análise do processo educativo, demonstra as implicações da escola em relação aos valores burgueses e a constituição da cultura de dominação. Rancière, por sua vez, defende a relação entre a esfera política e o mundo sensível, analisando a emancipação humana partindo de suas individualidades discordantes. Finalmente, Bauman demonstra como as instituições e instâncias burocráticas estão cada vez mais distantes de uma exigência epistemológica e política na pós-modernidade. A educação escolar como o lugar de formação e afirmação da cultura requer uma reflexão multifacetada. Em cada caso a escola é tratada à partir do constructofilosófico de seus autores, representando pontos de vista capazes de qualificar a discussão no que se refere à educação. As diferentes análises e seu desenvolvimento procuram estabelecer um embate necessário para refletirmos sobre a prática educativa e em especial, os vários sentidos da educação.

Público-alvo: Estudantes da graduação/pós-graduação e demais interessados.

Quantidade de participantes: 20.

Horários: (05/12/2016 - NOITE: 18:30 - 21:30)


MINICURSO 9


GENTE BRILHA ALÉM DAS TELAS DE CINEMA

Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia da Rocha Cavalcante

Graduanda Suzana dos Santos Cirilo

Graduanda Lucilene Rodrigues.

Neste minicurso iremos trazer o registro da experiência da acuidade do cinema infantil promovido pelo projeto de extensão "Luz, imagem e magia: O cinema infantil no CH" junto aos estudantes de escolas públicas da educação das cidades de Guarabira e Cuitegi. Pretendemos mostrar que, a audiência interativa promovida com o cinema educativo possibilita ver além do que é exibido nas telas, perpassando por relações de subjetividade, reveladas no cotidiano das salas de aula.

Público-alvo: Estudantes universitários, professores da educação básica e demais interessados.

Quantidade de participantes: 25.


Horário: (05/12/2016 - NOITE: 18:30 - 21:30)

MINICURSO 10

A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE EXCEÇÃO

Prof. Ms. David Soares de Souza

Prof.ª Ms. Maria Janilma Pereira Nogueira

A sociedade brasileira tem enfrentado momentos delicados em sua vida política, o que tem causando impactos na educação. O atual governo tem uma legitimidade questionável e a luta de classes se torna mais acirrada em nosso país, com ataques a direitos sociais e individuais. Em toda a nossa história política, a democracia tem sido uma exceção. Governos autoritários marcam profundamente nossa história, como a ditadura civil e militar que se instaurou com o golpe de 1964 e durou por 21 anos. Um país que já lutou por liberdades e que começava a galgar conquistas na luta contra a desigualdade, agora se encontra diante de ameaças reais retrocessos. Diante disto, este minicurso tem o objetivo de discutir os atuais ataques aos princípios constitucionais de 1988 com a PEC 55 que tramita no Senado, bem como seus impactos na educação pública de nosso país, a partir de ações afluentes, como a Medida Provisória 746 que reforma o Ensino Médio. Entendemos que em tempos de exceção se faz necessária uma reflexão crítica acerca de nossa realidade para tenhamos a reafirmação de nosso compromissa com a democracia, bem como com a educação pública enquanto instrumento de inclusão e transformação social.

Público-alvo: Discentes de Pedagogia e dos demais cursos do Centro de Humanidades, Campus III - UEPB

Quantidade de participantes: 20.

Horários:
(06/12/2016 - NOITE: 18:30 - 21:30)
III Simpósio de Pedagogia

UEPB - CAMPUS III

Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora